O poder das velas no Palo Mayombe

 Ao pensarmos em velas logo vem a nossa cabeça luz, para quem pede , para quem agradece. Fornecer luz ao espírito ou entidade sempre foi uma prática evidenciada nas religiões afros, antes através de lamparinas produzidas artesanalmente, e hoje com parafina ou cera se faz vela, em sua diversas formas.
 O poder elementar do fogo surge como algo a ser conquistado, a ser possuído por quem pede. Logo, mostraremos alguns aspectos de velas que você mesmo pode utilizar para a obtenção de algum favor de nfumbes, espírito dos mortos segundo a tradição Bantu; São elas:

*Velas negras: são usados ​​para magia negra e magias de dano, forte para destruição.
Se você vai trabalhar Palo Mayombe, você precisa acender pelo menos uma vela preta para  seus espíritos duas vezes por semana.As velas devem ser oferecidas nas Terças-feiras e sábados.

*Velas brancas: são usados ​​para levantar o ânimo e trabalhar com espíritos de luz. No Palo Mayombe. Quinta-feira é um bom dia para oferecer os espíritos brancos.

* Velas vermelhas: escorredores são utilizados em períodos de dominação e vitória sobre o inimigo; assim como feitiços de amor.

*Velas em formato de crucifixo: Estas velas são usadas em altares espirituais para nfunbe e para massas espirituais.  Vela em formato de crucifixo pode ser vermelho, preto, branco e verde.

-Vela em formato de crucifixo vermelha: feitiços de amor. Justiça divina.
-Vela em formato de crucifixo branca: para a cura e proteção espiritual.
-Velas em formato de crucifixo verdes: para abrir as estradas.

*Sete potências africanas: esta é uma vela feita com uma combinação de sete cores diferentes. O mundo espiritual é escuro, mas os espíritos têm sido vistos pelos espíritas são como raios de cor. Os espíritos são particularmente apaixonados por estas velas, que devem estar na casa dos mortos, cemitério. Estas velas trazem bênçãos e poderes sobrenaturais de espíritos do Palo Mayombe.

*Velas em formato de caveira: essas velas são usadas quando se trabalha com espíritos Palo Mayombe. Eles podem ser colocados perto do caldeirão do espírito para a comunicação espiritual.

-Caveira branca: para a comunicação com os espíritos de luz. Esta vela é também usada para libertar alguém que é possuída por um espírito escuro.
 -Caveira perta: para a comunicação com os espíritos das trevas. Esta vela é utilizada também para a destruição, feitiço.

*Velas em forma de Diabo: são usadas quando você está trabalhando com os poderes dos anjos negros ou caído.

-Vela em forma de Diabo vermelha: a dominar uma pessoa.
-Vela em forma de Diabo Preta: a destruição,  feitiços.

*Vela em forma de genitália: são usados ​​para fazer um homem impotente ou para a uma mulher para se tornar infértil, também são usadas para amarrar um amante.