terça-feira, 31 de março de 2015

Abita, o orixá da personificação do mal na santeria


Abita é um Orixá. É uma fundação composta por três alboranes: ABTA, Ara UNLA, Tentaorun e Ikoko. Representa a existência do mal e do seu vasto poder. Da mesma forma representa o conhecimento extensivo para salvar do mal com o mal e para mata-lá de uma forma fulminante.
 


Como se trata de uma espécie de Ossain com grande poder sobre o outro lado, é usado regularmente por danos e muitos fazem uma analogia entre ele e o diabo.
 Abita é a encarnação do mal, o intempestividade, é o conteúdo de energia, o lado escuro da paixão, a força que oprime, que é o lado negativo que é preciso para livrar alguém do negativo. 

 Origem de Abita não é precisamente conhecida, mas é dito ser o filho de Olosa, o mal que habita terra antes Exu (o primeiro Orixá a pisar em Ayê), e viveu nas sombras antes de o mundo fora do mundo, é uma entidade natural e malévola, é usado para mal. 


Abita nascido em OKANA e Odu que conta a sua origem é a seguinte, uma vez que Shangô (Orixá) teve um filho que todo mundo estava errado e faltou carinho, quanto mais pessoas se aproximaram, rejeitou-a por o que foi um dia à beira-mar em busca de alívio e perguntou Oshun (Oxum) para ajudá-lo com seu estômago, então ele decidiu dar-lhe os ossos cada vez que alguém machuca-lo, protege-lo, mas eu saí pior quando eles se sentiam desculpe por seu filho tentou abraçar e picado para que o partido mais até desolado voltou para a margem do rio e exposta a sua dor e com medo Xangô, xangô em que céu e lamentar por seu filho, rendeu três cambalhotas e tornou-se abita senti uma enorme coragem e deu a seu filho um anel para você sempre que você precisa falar.

 É assim que a analogia de Xangô nasceu e abita, alguns dizem que Xangô a descobrir seu poder tornou-se o diabo, até Ifá salvou, no entanto, existem várias versões desta história.
Abita exemplifica o poder excessivo e fácil resolução das coisas, como nós consideramos o Pataki (história).

 Que conta a lenda (iton) do pacto com o diabo, era uma vez um homem que passou muitas coisas ruins, mas ele foi para Orumilá para se consultar o Oracúlo, o adivinho  recomendou que fazer ebó no topo de uma colina com um galo e uma pedra, de modo que o homem foi, no entanto, parou para refletir a dúvida e questionamento quanto ao Orunmilá como ia resolver com uma receita tão simples, então o Adivinho disse: iria vender sua alma ao diabo só para resolver os seus problemas no momento?

 O diabo logo apareceu e deu a sua palavra de resolver todos os problemas e fez a sua oferta. 
Logo encantado com a proposta do de Abita (Diabo) a pessoa aceitou a riqueza em troca de sua alma, e foi isso. 




 Logo Abita começou a espumar-se e o homem viu-o todos os negócios indo muito bem e ele estava muito feliz. A pedra que espumou causou grandes problemas matando seus animais e os escravos, e transformou-se em cão atacando diretamente o pescoço do homem que logo foi consumido pelo animal, e foi assim que a aliança entre o homem e o diabo

 Não desacredite em Abita sendo você do Candomblé ou Umbanda, pois ele sempre acha uma maneira de se aproximar de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário